A influência da lua no crescimento do cabelo. Verdade ou mito?

Desde sempre se ouviu falar que cortar o cabelo na lua nova fazia com que houvesse um crescimento do cabelo mais rápido e saudável, mas será que é verdade ou mito?

Há quem não tenha dúvidas que a lua influencia a vida do ser humano, como iniciar um projecto novo na lua nova, a lua cheia faz as pessoas inquietas, o crescimento do cabelo é mais rápido se for cortado na lua nova, entre muitas outras influências. Há quem acredite e defenda estas verdades universais, mas terão algum fundamento?A influência da lua no crescimento do cabelo. Verdade ou mito?

A lua é cíclica, tal como o período menstrual da mulher, tem um ciclo de 28 dias com as quatro fases da lua e existe muitos cabeleireiros com opiniões diferentes sobre esta crença astrológica. Uma coisa é certa, o cabelo cresce por mês entre meio e um centímetro, sendo que na primavera e outono haja maior queda de cabelo.

Presságios à parte, certo é que existe muita mulher que gosta de cortar o cabelo na lua nova, pois acreditam que o cabelo cresce mais rápido. Se 60% do nosso corpo é água e se a lua influencia as marés e a agricultura, porque não influenciam o nosso corpo?

Segundo os crentes, na lua cheia deve-se cortar o cabelo se quiserem ele mais volumoso e resistente a químicos, beneficiando também a hidratação. No quarto crescente é também uma boa fase para cortar o cabelo, pois faz crescer mais rápido.

A lua nova fortalece a raiz, renovando-o e revitalizando-o, de forma a crescer mais forte e saudável. Na lua minguante é benéfico para quem sofre com a queda de cabelo e cabelo fraco.

Uma coisa é certa, não existe dados físicos ou científicos a comprovar estes mitos. Como já referi, o ciclo menstrual da mulher, assim como outros factores externos, é que podem influenciar as diferenças no cabelo.

E você? acredita nestas crenças? Também é influenciada pela luas? Conte-nos como faz quando chega a altura de cortar o cabelo.