Como fazer rasta

25
Fevereiro
2013

Escrito por: admin

Categoria: About / Cabelo / Cabelos Bonitos / Dicas

10 Comentários
rasta




 
Fazer rasta ou dreadlocks, como também é conhecido, é um penteado que segue as últimas tendências de cabelos por se adaptar a vários estilos. Pode fazer rasta numa mecha de cabelo, num só lado do cabelo, uma trança com rasta, etc., ou seja, diversas formas de adaptar a rasta ao seu cabelo.

 

A rasta surgiu na década de 30 nos países do Caribe, mais concretamente na Jamaica, e ficaram célebres pelo falecido cantor de reggae Bob Marley que exibia rasta. Aliás, até aconselhamos as leitoras a se estiverem interessadas em conhecer a cultura e tudo sobre os rastafari, poderá sempre fazer umas férias low cost a um dos países do Caribe que acredito não se irá arrepender.

 

Ao longo destes anos, a utilização da rasta no cabelo ficou associada a vários tabus e mitos, entre eles, o facto de ser necessário ficar muito tempo sem lavar o cabelo. Pois este é um mito completamente errado e até o oposto do que é necessário porque os cabelos não sendo lavados ficam oleosos e dificultam o processo de fazer rasta.

 

O processo de fazer rasta é um processo que demora muito tempo e aconselha-se que o faça com a ajuda de uma outra pessoa, pois torna-se mais fácil e evita também um torcicolo. Outra coisa que deve estar ciente é que como fazer rasta é um trabalho muito minucioso terá que deixar o seu cabelo com rasta durante algum tempo e talvez não consiga remover todas as rasta do cabelo sem o cortar.

 

Como fazer Rasta

 

Existe diversas formas de fazer rasta, contudo, vamos só indicar as três mais frequentes:

 

Tradicional

 

Esta é a forma mais difícil de fazer rasta e não se consegue obter uma rasta tão bonita como das outras formas, além de exigir muita dedicação. Para fazer rasta pelo modo tradicional recomenda-se que tenha um cabelo crespado tipo cabelo africano.

Este processo consiste em não lavar o cabelo com shampoo ou com outro produto de cabelo e á medida que o cabelo vai crescendo é ir enrolando-o com a palma das mãos até formar a rasta. Este processo não é recomendado, apesar de ser o método utilizado pelos rastafari, porque a rasta fica sempre com uma aparência de suja e só se deve lavar apenas 15 dias após os enrolar e só com água do mar e sabão azul e branco.

 

Com cera

 

Este é o método mais utilizado nos dias de hoje e que funciona com todo o tipo de cabelo e que faz uma bonita rasta. Para isso terá que já possuir um cabelo relativamente bastante comprido.

O processo consiste em separar mechas de cabelo com cerca de 2 cm e, com a escova de cabelo certa para si, ir penteando da ponta para a raiz embolando o cabelo. Depois de embolado a mecha de cabelo é aplicada a cera de abelha para a fixar. A única manutenção necessária é ir aplicando a cera de abelha frequentemente para não soltar a rasta.

 

Com agulha

 

Este método é um pouco doloroso, mas em contrapartida resulta numa rasta compacta e limpa. Para isso, divide-se o cabelo e penteia-se da ponta para a raiz, como no processo anterior da cera, e após o embolamento do cabelo “costura-se” com uma agulha de croché.
A única manutenção é ir costurando os fios que forem se soltando.

 

Notas finais

 

O que distingue nestes três processos de fazer rasta é a sua manutenção. Uma rasta bem feitas é quando é “travada”, ou seja, onde não é mais possível solta-la. Recomenda-se ir sempre lavando o cabelo com shampoo e seca-lo bem com o secador, isto para que a rasta não fique a cheirar mal porque significará a presença de fungos.

 





 

10 Comentários em “Como fazer rasta

  1. gostaria de saber onde posso arranjar a cera de abelha, enviem a resposta por favor. obrigado pela atenção.

  2. yeah bob marLey i wiiLL never forgeT this you man

  3. Muito boa sua page…resovi algumas duvidas minhas ee rspeito ao ssunto….tenho cabelo bem cacheado e to decidindo se fazer ou nao rasta. (:
    Abraços desde Santa Cruz de la sierra Bolivia (:

    • Agradeço o seu comentário Jhully. Fico contente por saber que o meu artigo tenha ajudado a compreender melhor as rastas.

      Abraço e volte sempre.

  4. eu ja tenho ax minhas rastas sinto que tou mais livre espiritualmente….jha for life

  5. So para deixar bem claro não existe cabelo rasta o nome e dreadlocks, rasta e um seguidor do rastafari que e uma religião da etiopia que se baseia no evangelho.

    • Olá Wilton,

      Agradeço o seu comentário. Realmente, o nome correcto é dreadlocks e mencionei isso no inicio do artigo, contudo, a maioria das pessoas conhecem este estilo de cabelo como “rasta”, por isso, ter escolhido este titulo para o artigo. Mas agradeço o seu esclarecimento.

  6. como posso aprender e onde posso encontrar agulha?

    • Olá Riquelme,

      No nosso artigo foi explicado o básico para começar, no entanto, encontra no youtube muitos videos a demonstrar como fazer rasta.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>