A mudança de xampu faz bem para os cabelos?
Cabelo Cabelos Bonitos Dicas

A mudança de xampu faz bem para os cabelos?

Muitas se questionam a respeito da mudança do xampu e o quanto isto pode ser prejudicial à saúde das madeixas.

De início, vale ressaltar que os produtos capilares geralmente buscam a reparação e controle de danos específicos, você já reparou? São sempre discriminados na classe dos que são bons para o combate das pontas duplas, ressecamento, frizz, queda, oleosidade excessiva, opacidade, caspa e outros.

Acontece que, quando estamos com os cabelos secos, utilizamos aquele xampu, aquele creme, aquele óleo. Todos com substâncias específicas para o tratamento do ressecamento.A mudança de xampu faz bem para os cabelos?

Isso é ótimo, pois na maioria das vezes chega a resolver o problema, entretanto, quando o problema é resolvido e continuamos utilizando os mesmos produtos por muito tempo, os cabelos deixam de receber outras substâncias essenciais para a sua manutenção e por conta da continuidade podem chegar a apresentar resistência ou tolerância às proteínas e compostos dos xampus.

Voltando, com isso, a apresentar ressecamento, e outras coisinhas mais, advindas da falta de outros nutrientes.

Além disso, o uso contínuo de um mesmo produto pode causar um efeito denominado “build up”, ou o acúmulo de substâncias sobre o fio, o que o deixa mais pesado, quebradiço e com aspecto menos natural.

Este efeito pode ser agravado quando utilizamos xampu e condicionador além do ideal. Mais produto não é sinônimo de mais resultado!

A troca de xampu é saudável quando o novo atende às necessidades dos fios. Quando ele oferece as vitaminas das quais os cabelos estão sentindo falta.

E quando trocar trocar de xampu?

O ideal é fazer a troca a cada 4 meses ou menos. Se você perceber que o xampu não está trazendo resultados, pode mudá-lo. Mude também o condicionador! As substâncias presentes nele, assim como as do xampu, podem saturar os fios e até danificá-los.

Vale trocar por um xampu da mesma marca?

Você até pode fazer isso, mas talvez o resultado não seja o mesmo. Quando pertencentes a linhas diferentes de uma mesma marca, os xampus podem apresentar muitas substâncias em comum.

Isto tende a mudar e oferecer melhores respostas quando mudamos de marca.

E se os cabelos não estão tão danificados? Que xampu usar?

Bem, neste caso, o ideal é acompanhar as mudanças externas. Os cabelos apresentam necessidades diferentes de acordo com o tempo.

Agora, por exemplo, que estamos no inverno, o ideal é optar por xampus mais hidratantes, uma vez que a água quente dos banhos retira a sua oleosidade natural, deixando-os muito secos, em outros casos pode ocorrer o inverso.

Você deve adotar um xampu hidratante que melhor se encaixe ao perfil dos seus fios.

No Cabelos Bonitos você pode conferir outras alternativas para reforçar a hidratação dos fios e na Sare Drogarias você tem uma grande variedade de produtos que vão te ajudar a recuperar a beleza dos seus cabelos.

Por fim, faça o teste, busque um bom xampu – adequado e confiável – e confira o resultado da troca. Se ainda estiver na dúvida, peça ajuda para a sua(seu) cabeleireira(o). Ela(e) vai te indicar uma boa alternativa.