Receitas caseiras para a beleza do cabelo

As receitas caseiras são saberes populares que passam de geração em geração e que se acredita possuírem propriedades benéficas que a medicina convencional não menciona nem reconhece, no entanto, utilizamo-las para diversos fins terapêuticos, como por exemplo, combater as dores de cabeça, aliviar o stress, etc.

No entanto, as receitas caseiras não são apenas benéficas para a saúde, utiliza-se muito para cuidados de beleza, nomeadamente, o cabelo.

Nesse sentido, pode conferir neste artigo algumas receitas caseiras para melhorar a beleza do seu cabelo.Receitas caseiras para a beleza do cabelo

Cabelo seco

– Numa taça, misture 1/2 abacate maduro, 1/4 chavena (chá) de maionesse e 1/2 copo de iogurte natural. Passe esta mistura no cabelo e massage com a ponta dos dedos. Deixe estar 1 hora e enxague.

– Esta máscara é aplicada antes da lavagem para ficar com o cabelo mais macio. Só precisa de 1 iogurte natural, retirando-o do frigorífico uns 10 minutos antes de utilizar. Espalhe o iogurte sobre o cabelo seco, massajando o couro cabeludo para que ele fique bem envolvido. Envolva a cabeça com uma toalha e aguarde 15 minutos. Depois lave o cabelo normalmente retirando todo o iogurte do cabelo.

– Para hidratar e nutrir o cabelo experimente, depois do shampoo e antes do amaciador, passar um pouco de azeite nas pontas. Não se esqueça de tirar o azeite cuidadosamente, com água quente, antes de colocar o amaciador.

Cabelo sem brilho

– Para deixar o seu cabelo cheio de brilho, misture 1 colher (chá) de iogurte natural ao seu champo habitual.

– Depois de lavar o cabelo, coloque um litro de água a aquecer num recipiente e quando levantar fervura adicione 1 colher de sopa de plantas adequadas a cada tipo de cabelo, pode ver aqui a lista de plantas para cada tipo de cabelo, deixe ferver em lume brando durante cerca de 15 minutos. Deixe arrefecer e adicione 1 colher de sopa de sumo de limão. Guarde esta mistura num frasco e vá utilizando misturando com a água da lavagem do cabelo, massajando o couro cabeludo.

Cabelo danificado

– Esmague uma banana sem casca e misture algumas gotas de óleo de amêndoas doces. Coloque no cabelo e deixe actuar 10 minutos. Retire este preparado com água tépida e depois lave normalmente.

– Para um cabelo maltratado e sem vida, antes de lava-los faça uma massagem com a seguinte mistura: 3 colheres (sopa) de iogurte e 1 colher (chá) de azeite morno. Deixe actuar por 1 hora e enxague bem.