Dermatite Seborreica. Como Prevenir?

Apesar de ser uma doença crônica, a dermatite seborreica pode ser prevenida com alguns cuidados específicos.
Se você sofre com o problema da caspa, aquela descamação no couro cabeludo, confira este artigo até o final.

Dermatite Seborreica. Como Prevenir?

dermatite-seborreica-como-prevenir
A dermatite seborreica é uma inflamação na pele que muitas vezes pode ser apontada por algumas pessoas como falta de higiene. Mas isso não é verdade.

Pessoas que sofrem e dermatite seborreica geralmente apresentam uma escamação no couro cabeludo, que pode aparecer também na sobrancelha. Em alguns casos, aparece uma vermelhidão na região do couro cabeludo e, conforme a pessoa coça, a caspa acaba caindo na camiseta.

Porém, é importante ressaltar que a caspa pode surgir apenas em determinadas estações do ano, como verão, quando se usa um produto não indicado para o seu tipo de cabelo, ou ainda quando se prende o cabelo molhado.

Já a dermatite seborreica é uma doença crônica e, apesar de não ter cura, pode ser controlada.
Estima-se que a dermatite seborreica afete cerca de 18% da população em todo o mundo.

Mas é importante ressaltar que a doença não é contagiosa e nem significa falta de higiene.

O que causa a dermatite seborreica?

A inflamação pode ter origem genética. Porém, não existem fatores que comprovem a causa da doença. Especialistas explicam que existem alguns fatores pode aumentar a dermatite seborreica, como estresse, tipo de pele, condições climáticas, entre outros.

Quais são os sintomas da dermatite seborreica?

Geralmente, as pessoas que sofrem com a dermatite seborreica tem uma acumulo maior de sebo na pele, assim como a oleosidade.

Fora isso, alguns sintomas indicam a dermatite seborreica, como por exemplo:

• Escamação do couro cabeludo, geralmente com cascas enormes
• Coceira
• Ardência
• Oleosidade
• Queda dos fios
• Vermelhidão

Como tratar a dermatite seborreica?

Se você apresenta alguns desses sintomas, o mais correto é procurar um dermatologista que poderá avaliar o seu caso de forma individual e fazer as indicações corretas.

Como mencionamos anteriormente neste artigo, a dermatite seborreica não tem cura, mas pode ser tratada e os sintomas controlados, evitando assim aquela escamação excessiva.

Sendo assim, todo o tratamento é focado no controle para que o seu couro cabeludo possa se manter saudável e livre das caspas.

Além do uso de um shampoo específico, uma alimentação regrada é outro fator que ajuda no tratamento.

Como prevenir a dermatite seborreica?

1 – Cuidado com o consumo de álcool

O excesso de bebidas alcoólicas interfere no funcionamento das glândulas sebáceas. Fora isso, a oleosidade aumenta e, com isso, influencia na dermatite seborreica.

2 – Não durma com cabelo molhado

A dermatite seborreica piora quando nosso couro cabeludo é submetido a umidade e calor. Por isso, evite dormir com os cabelos molhados, pois isso favorece a proliferação de fungos.

Mesmo quando não conseguir lavar o cabelo mais cedo, use o secador na temperatura mais fria para secar o couro e os cabelos antes de ir dormir.

3 – Evite a água quente

Como falamos, o calor favorece a piora da dermatite seborreica. Por isso, o ideal para quem sofre com a doença é lavar sempre os cabelos na água fria. Mesmo quando o inverno chegar, para que você não precise tomar banho de água gelada, lave os cabelos no tanque.

Assim você evita que os fios fiquem ressecados e ainda controla a dermatite seborreica.

4 – Limão e vinagre de maçã

Dentro dos diversos tratamentos caseiros para a dermatite seborreica, usar limão ou vinagre de maçã no couro cabeludo ajuda bastante. Você molhar um algodão no vinagre de maçã e ir passando no couro.

Deixe agir por 30 minutos e lave normalmente os cabelos.

loading...