O que é a alopecia?

Nos últimos 20 anos a calvice e a alopecia na mulher tem vindo a aumentar progressivamente, muito devido a vários factores internos como as variações hormonais, a menopausa e a gravidez, ou factores externos como o stress ou uma alimentação nada saudável.

Para conhecer melhor estes factores internos e externos da vida de uma pessoa, aconselhamos a leitura dos seguintes artigos:

Enxaqueca na gravidez
5 Maneiras para melhor lidar com o stress
10 Mandamentos da vida saudável

Ao contrário dos homens, a queda do cabelo e a alopecia nas mulheres nota-se por uma perda de cabelo na zona frontal e superior da cabeça, dissipando-se no couro cabeludo, mas sem nunca chegar a uma calvice total.O que é a alopecia?

Isso preocupa as mulheres muito pela questão estética que implica e naturalmente a repercussão psicológica que acarreta. Este problema de alopecia na mulher pode ser tratado com naturalidade, ainda que com a ajuda de um especialista.

Alopecia

A alopecia nas mulheres tem duas fases criticas:

– Na gravidez e no pós-parto: A mulher nestas condições produz perturbações ou reorganização hormonal. A queda de cabelo normalmente não é permanente, mas até se normalizar pode ir até um ano, por isso, é aconselhado tratamento para evitar que a papila se feche e para fortalecer o cabelo de modo a ficar com uns cabelos bonitos. No entanto, ao passar 6 meses e continuar com uma queda de cabelo muito grande, é muito importante contactar um especialista, pois pode significar o inicio de um processo crónico.

– Menopausa: Com a menopausa existem alterações hormonais definitivas. A mulher começa com uma diminuição da hormona feminina (estrogénios) a partir dos 45-50 anos, tornando as hormonas masculinas activas e actuando sobre o cabelo, tornando-o fraco e originando a sua queda.

loading...